Descrição

O curso surge da diversidade de contextos do exercício profissional, que leva os profissionais de saúde à necessidade de proceder à abordagem da via aérea difícil na criança.

A Via Aérea Díficil (VAD) da criança difere muito da do adulto e sofre altera- ções significativas desde o nascimento até à até cerca dos 6 anos de idade. É fundamental ter um conhecimento prévio das particularidades anatómicas da via aérea na criança, dos dispositivos e equipamentos a utilizar, assim como um reconhecimento atempado de possíveis complicações e de como resolvê-las de forma a evitar iatrogenias.

A falta de conhecimento e treino provoca muitas vezes no profissional um sentimento de insegurança. Assim, da necessidade de colmatar estas lacunas, emerge este curso teórico-prático com vista à decisão e intervenção adequadas e seguras.

A temática da VAD em Pediatria continua a ser um verdadeiro desafio para os profissionais de saúde. A abordagem da VA pode ser programada, urgente ou emergente, sendo vital identificar todos os preditivos que se associam ao risco de uma VAD, assim como, aplicar o tipo de ventilação adequado às diferentes patologias, nos diversos contextos.

OBJETIVOS

Identificar a necessidade de abordar a VA de uma criança e fazê-lo de acordo com as guidelines e recomendações internacionais instituídas pela Difficult Airway Society (DAS).

 

TEMÁTICAS

  • Particularidades anatómicas em pediatria
  • DAS guidelines Pediátricas – Algoritmo de decisão
  • Indução anestésica em pediatria
  • Ventilação com máscara pediátrica e insuflador manual
  • Adjuvantes de VA pediátrica
  • Preparação para entubação endotraqueal
  • Videolaringoscopia
  • Dispositivos acessórios de abordagem e intervenção na VAD em pediatria
  • Casos clínicos práticos

 

METODOLOGIA

Palestras teórico-práticas, PBL e ensino simulado (Hands-on e pacientes virtuais com Body InteractTM). valiação teórica e prática.

 

DURAÇÃO

8 horas (4h teóricas e 4h práticas)

 

DESTINATÁRIOS

Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina e Enfermagem.

 

ACREDITAÇÃO/ PATROCÍNIO CIENTÍFICO

Departamentos de Anestesiologia e Cuidados Intensivos e Pediatria / Neonatologia / DAS.

Politica cancelamento do curso

Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma. Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes. Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.

A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.

Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?