VIA AÉREA DIFÍCIL NO ADULTO

DESCRIÇÃO
O Curso Via Aérea Difícil (VAD) no adulto é suportado pela evidência científi- ca com a finalidade de fornecer uma visão organizada, coerente e articulada da abordagem e manuseamento da Via Aérea (VA) do doente crítico, segundo as guidelines internacionais da Difficult Airway Society (DAS).
O Curso VAD surge da diversidade de contextos do exercício profissional, que leva os profissionais de saúde à necessidade de proceder
à abordagem da via aérea e posteriormente à ventilação do doente crítico.
A falta de conhecimento e treino provoca muitas vezes no profissional um sentimento de insegurança. Assim, da necessidade de colmatar esta lacuna, emerge este curso teórico-prático, com vista à tomada de decisão e intervenções adequadas, seguras e segundo o Algoritmo da DAS.
Esta temática da VAD continua a ser um verdadeiro desafio para os profis- sionais de saúde. A abordagem da VA pode ser programada, urgente ou emergente, sendo vital identificar todos os preditivos que se associam ao risco de uma VAD.
OBJETIVOS
Identificar a necessidade de abordar a VA de um doente crítico e fazê-lo de acordo com as guidelines e recomendações internacionais instituídas pela DAS.
TEMÁTICAS
-
Avaliação da VA e dispositivos
-
DAS guidelines – algoritmo de decisão
-
Videolaringoscopia
-
Broncofibroscopia
-
Traqueotomia e cricotoromia de emergência
-
VA supraglótica
-
Dispositivos acessórios de abordagem e intervenção na VAD
-
Casos clínicos práticos
METODOLOGIA
Palestras teórico-práticas, PBL e ensino simulado (Hands-on e pacientes virtuais com Body Interact). Avaliação teórica e prática.
DURAÇÃO
8 horas (4h teóricas e 4h práticas)
DESTINATÁRIOS
Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina e Enfermagem.
ACREDITAÇÃO/ PATROCÍNIO CIENTÍFICO
Departamento de Anestesiologia e Cuidados Intensivos / DAS.
Agende online. É fácil, rápido e seguro.
Politica cancelamento curso :
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma. Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes. Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.